O Oftalmologista é o médico que acompanha as doenças relacionadas com os olhos (catarata, glaucoma, entre outras) e com a visão (como miopia, astigmatismo e vista cansada).
Alguns dos sintomas avaliados pelo Oftalmologista são: Dificuldade para enxergar; Dores de cabeça; Vista embaçada; Dor nos olhos; Perda de visão central; Distorção da imagem; Visão dupla; Irritação ocular; Hiperemia; Ardor; Prurido ocular.
Para o complemento da consulta, o médico poderá pedir alguns exames, como avaliação da acuidade visual, biomicroscopia, tonometria, mapeamento de retina, tomografia de mácula e nervo, topografia, biometria, campimetria visual, paquimetria, retinografia, angiografia e microscopia especular. Importante: – Trazer exames anteriores, receitas médicas e medicamentos (nome e dosagem) em uso. – Devido a probabilidade de dilatação da pupila, o paciente não deverá dirigir após a consulta. – Para a dilatação, precisa vir com acompanhate. – Se já usar óculos ou lentes de contato, levar para a consulta juntamente com a receita. – Suspender o uso de lentes de contato de 3 a 7 dias antes do exame (mínimo de 3 dias).